Antes de Escaletar seu Roteiro

Tenho lido muitos artigos sobre esse assunto, principalmente porque estou em processo de escrita de um piloto para série de TV. O primeiro problema que tenho encontrado é: definir na escaleta (outline em inglês) a estrutura dos atos. Eu tenho tentado desenvolver um método de trabalho melhor e agora posso compartilhar com você algumas dicas simples:

Antes de você começar a escaletar seus atos, você precisa “alimentar” as partes, e faça-o em uma lista. Crie uma lista de eventos de seus atos, principalmente para o segundo ato, que é o mais longo, o mais importante, e o mais esnobado pela maioria dos roteiristas. Esse é o miolo de sua história.

Escreva nessa lista todos os acontecimentos possíveis dentro de cada ato. Aqui você não precisa se preocupar, seja livre! Tire o romancista de dentro de você. Apenas escreva cenas, cenas e mais cenas. Sua mente irá viajar, e do mesmo jeito que você vai escrever um monte de besteira, você vai escrever o “ouro” de sua história.

im-writing-a-book

Terminou? Ok, agora demita o romancista e chame aquele roteirista que vem acompanhado já do editor que vai montar o filme ou o piloto da série; essas duas figuras precisam estar dentro de você. Selecione, seja rígido, não tenha pena de cortar. Corte todo o sobressalente que o romancista escreveu, e fique apenas com o ouro de sua história.

jacknicholson_editing_0

Depois disso, você pode começar a escaletar melhor seu roteiro, digo, sem problemas com páginas em branco.

Se você gostou, não esqueça de seguir minha página, é só clicar no botão azul “Follow”, no canto direito da página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s