Decifrando o Código da Sitcom

Acredito que você, assim como eu, já tenha notado semelhanças entre as séries de comédia. Dos Simpsons a Sienfeld, de Arrested Development a Todo Mundo Odeia o Cris, há um método específico, minuto a minuto, que dá vida aos grandes sucessos. E quando você conhece o método, escrever se torna um pouco mais fácil; quer dizer, só um pouco, pois a criatividade fica por sua conta.

seinfeld-jerry-seinfeld-julia-louis-dreyfus-jason-alexander-michael-richards
Seinfeld

A sitcom costuma a ter de 25 a 40 páginas, cada episódio tem uma trama principal (história A), bem como uma ou duas subtramas (história B e C). Há três atos principais, divididos por duas pausas comerciais (na maioria das televisões), o famoso “break”, com 3 a 5 cenas por ato. Uma das características distintas das sitcoms, ao contrário de outras formas de narrativa, é que o protagonista nunca muda de um episódio a outro, nem de personalidade nem de época. Maggie Simpson chupa a mesma chupeta por quase 30 anos!

Portanto, o que quer que aconteça no episódio, a situação deve terminar do mesmo jeito que começou.

TEASER (1 – 3 minutos)

“Esboço”, curto, introdutório, que acontece geralmente antes dos créditos. É um pouco mais do que um set-up. Introduz o protagonista e mostra algum aspecto de sua personalidade (para novos espectadores) e idealmente introduz o espectador ao principal obstáculo a ser superado no episódio, mas às vezes é simplesmente uma única piada rápida para deixar a bola rolar.

O PROBLEMA (3 – 8 minutos)

Encontramos novamente o protagonista, e percebemos que ele está exatamente aonde o deixamos da última vez. Mas agora um novo problema ou objetivo chamou a atenção dele, algo que desenvolve a trama principal do episódio, a história A. Um plano sobre como deve ser alcançado o objetivo precisa ser feito. Por volta do minuto 6 já podemos ser apresentados para a subtrama, a história B. Aqui há a necessidade de ser ainda mais breve do que antes, pois apresenta personagens menores ou secundários. Será ótimo se a subtrama de alguma forma conseguir se ligar à conclusão final da trama principal, mas isso não é necessário. Pense em cada subtrama como uma trama principal em miniatura; ou seja, com começo, meio (confusão), e fim.

A CONFUSÃO (8 – 13 minutos)

O plano elaborado há alguns minutos para resolver a trama principal é posto em ação, mas não pode funcionar, caso contrário, obviamente o episódio acaba. Deve haver outro obstáculo, um plano alternativo ou algum atraso divertido para o sucesso da estratégia inicial. Os personagens devem confrontar o obstáculo de acordo com o seu próprio estilo pessoal.

O TRIUNFO/FALHA (13 – 18 minutos)

A essa altura o protagonista está ficando desesperado e as apostas são altas. Eles já tentaram uma vez e falharam. Eles se voltam agora para um último recurso, colocam-no em jogo, e ele funciona! Ou não. Lembre-se que o fracasso é frequente no mundo das sitcoms, ao contrário de filmes e dramas. O fracasso é humorístico ao invés de frustrante, porque novamente não queremos que nossos personagens MUDEM. Minuto 13 – 15 restabelece a ação da história A, mas ocorre uma pausa antes de saber se o plano funcionará ou não. Minuto 15 – 17 conclui a história B: o personagem secundário cumpre ou não o que se propôs a fazer, e isso pode ou não afetar o resultado da história A. Minuto 17 – 18 mostrará se o protagonista terá sucesso ou falhará na história A.

O PONTAPÉ  (19 – 21 minutos)

Como na introdução, o teaser, geralmente há uma “outro” (muitas vezes quando os créditos já estão rolando), que mostra o protagonista no rescaldo da ação desse episódio. Achamos reconfortante ver que nada realmente mudou, e a vida foi redefinida, de volta para a linha de partida e pronta para o próximo episódio. Tudo pode terminar com um punchline no final, que traz de volta uma piada que aconteceu antes.

Você pode ler alguns roteiros de sitcoms ao clicar nos links abaixo. Se você gostou do artigo, não deixe de seguir a página clicando no botão azul, logo acima, no canto direito da tela, o mesmo da imagem a seguir:

borao

ROTEIROS

Broad City: (https://goodinaroom.com/wp-content/uploads/2016/11/Broad-City-Pilot-Screenplay.pdf)

Fresh Off the Boat: (https://goodinaroom.com/wp-content/uploads/2016/11/Fresh-Off-The-Boat-Pilot-Screenplay.pdf)

UNTITLED MINDY KALING SHOW: (https://goodinaroom.com/wp-content/uploads/2016/11/The-Mindy-Project-Pilot-Screenplay.pdf)

Transparent: (https://goodinaroom.com/wp-content/uploads/2016/11/Transparent-Pilot-Screenplay.pdf)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s