Roteirista/Produtor não tem Religião

Aproveito e vou no embalo de algo que Marcelo Andrighetti (roteirista) falou em um vídeo seu há um bom tempo atrás, e algo que também vai ao encontro do que Bill Labonia (roteirista) falou em um excelente vídeo seu recentemente.

Muitos reclamam que não conseguem entrar no mercado, e criticam massivamente os que já estão, geralmente de modo irresponsável e caluniante. Porém, entrar no mercado não acontece da noite para o dia, aliás, isso não acontece para ninguém. O audiovisual é só mais uma profissão e enquanto você não encarar dessa forma, nada de significativo acontecerá em sua carreira.

Portanto, se o audiovisual é uma profissão, esteja pronto para investir no produto que você quer realizar. Nada acontece sem investimento e dificilmente alguém vai lhe oferecer dinheiro para tirar seus sonhos do papel. O que você precisa fazer é parar de reclamar e de se achar o gênio, o suprassumo, a pessoa mais intelectual da face da terra que irá revolucionar o cinema, a TV ou a internet com suas ideias que na real ninguém entende porque você não estuda o mercado, o público e a técnica.

Albert Einstein Sticking Out His Tongue

Todavia, esse negócio é como abrir uma empresa; antes de tudo você tem de investir, seja lá o que for. Você é roteirista? Escreva, esse é o seu investimento mínimo inicial. Você precisa fazer acontecer com os recursos que tem em mãos. Ah! Mas eu nunca consigo produzir o que escrevo. Você é confiável para o mercado? Você passa credibilidade? Você já fez contatos? O essencial para um roteirista é conhecer produtoras, conhecer pessoas que possuam os recursos que você não tem. Só assim talvez você vai conseguir tirar seu roteiro da gaveta.

Ah! Mas quanto eu vou ganhar por isso?!

Pense em uma empresa, a empresa X, pode ser do ramo de brinquedos de plástico. O senhor, dono da empresa X, quer lançar um novo produto no mercado, se o produto é um novo brinquedo, é evidente que o público alvo se trata de crianças. Ok, agora há um investimento inicial, e nesse caso estamos falando de dinheiro mesmo. A empresa X compra matéria prima, gasta energia elétrica com as máquinas injetoras que produzem os brinquedos, além disso, gasta dinheiro com a manutenção dos moldes das injetoras para não atrapalhar a produção em escala. Gasta dinheiro com os trabalhadores que cuidam da manutenção dos moldes, com os trabalhadores que cuidam da programação das máquinas, com aqueles que cuidam da qualidade das peças, com aqueles que, manualmente, precisam recortar as rebarbas das peças. Enfim, deu para perceber que há um considerável investimento inicial para o novo brinquedo da empresa X estrear no mercado, mas por mais que todo um estudo seja feito isso não lhe garante que quando no mercado, o novo produto da empresa X irá vender.

jouets_444

O que isso significa? Significa que o roteirista empreende do mesmo jeito que o dono da empresa X faz, e como todo empreendedor, ele corre certos riscos e muitas vezes ele precisa entrar nesse jogo só apostando, e se a aposta tiver sido inteligente, eficiente e eficaz, ele sai ganhando.

Assim como o dono da empresa X, o roteirista precisa se esforçar para fazer seus negócios girarem. Vou além, não pense em ser só roteirista; esforce-se para ser roteirista e produtor também, assim você terá maior domínio daquilo que quer. Sendo assim, roteirista/produtor não tem religião: é de segunda a sábado e não tem domingão!!!! Eu mesmo fechei negócio com uma produtora para produzir meu novo curta hoje, em pleno domingo! Felizmente agora já tenho como perspectiva de abertura para o ano de 2017 um curta para rodar e um piloto de sitcom que estou desenvolvendo… E é óbvio, não vou parar por aí.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s