Softwares de Escrita de Roteiro

Esse é um assunto vencido para os profissionais, mesmo assim, alguns roteiristas iniciantes resistem a aceitar o padrão da indústria, o que não é muito inteligente, sabendo que todo concurso e festival dedicado ao roteiro profissional tem como pré-requisito a formatação e o uso de softwares consagrados pelo mercado, e nem precisamos falar quanto às produtoras, os estúdios de cinema e os canais de TV. E eles não estão errados quando fazem essa exigência, que é básica por sinal.

Todo mercado tem suas regras, todo produto precisa ter uma base sólida para conseguir oferecer ao menos o mínimo de qualidade em seu desenvolvimento, ou você aceitaria pagar por alimentos fabricados sem o mínimo de controle de qualidade, por exemplo? Eu não.

bfa-screenwriting-1400x500-1

Abaixo segue uma lista com os 5 softwares de escrita mais populares; porém, há de se fazer uma ressalva: o melhor software, mais utilizado e mais aceito pelo mercado chama-se:

z6771l-fd-logo

  1. Scrivener: processador de texto e ferramenta de gerenciamento de projetos criada especificamente para escritos. Conheça mais sobre ele aqui: (https://www.writersstore.com/scrivener/)
  2. Movie Magic Sheduling 6: este software oferece uma gama de ferramentas que você não encontrará em qualquer outro software de programação. Os fluxos de trabalho são projetados para incorporar os conceitos testados no tempo do painel Strip, oferecendo uma variedade de cenários a serem considerados: comprimentos de filmagem diferentes, cenas recomendadas, comparações de localização e muito mais. Conheça mais sobre ele aqui: (https://www.writersstore.com/movie-magic-scheduling-software/)
  3. Final Draft 10: quando você está pronto para escrever um roteiro você simplesmente irá querer o melhor software para ajudá-lo desde o conceito inicial até o FADE OUT. O novo Final Draft 10 – o software de venda número 1 projetado especificamente para escrever roteiros para cinema, televisão e teatro. Formata e pagina automaticamente seu roteiro para os padrões exigidos pela indústria. Conheça mais sobre ele aqui: (https://www.writersstore.com/final-draft-screenwriting-software/)
  4. Movie Magic Budgeting: este software facilmente, e com precisão, produz orçamentos profissionais para projetos de qualquer e todos os tamanhos. Uma ferramenta de estimativa de custos inovadora utilizada por equipes de produção em todo o mundo, apresenta um formato intuitivo concebido com consciência das complexidades de produção e as questões em constante mudança enfrentadas pelos profissionais de finanças. Conheça mais sobre ele aqui: (https://www.writersstore.com/movie-magic-budgeting-software/)
  5. Save the Cat! Screenplay Structure: estruture seu roteiro com o modo Save the Cat, com o método usado por um dos mais bem sucedidos roteiristas de Hollywood.  Baseado no best-seller de Blake Snyder, Save the Cat! Este software revisado e atualizado de escrita possui o processo de desenvolvimento completo da história, passo a passo, do título ao logline. Conheça mais sobre ele aqui: (writersstore.com/save-the-cat-screeenplay-structure-software/)

Óbvio, todos eles custam dinheiro, e muitas vezes é um dinheiro que o roteirista iniciante não tem. Pensando nisso decidi também apresentar aqui o software gratuito mais utilizado pelos roteiristas iniciantes, o Celtx. 

celtx-script

Você pode acessar o link disponibilizado logo abaixo, criar sua conta no site da Celtx e depois aproveitar a plataforma de escrita online que eles oferecem. E sim, você consegue tirar seus roteiros de lá depois de prontos, utilizando a ferramenta “Exportar para PDF”.

Acesse aqui o link para criar uma conta no Celtx e dar o primeiro passo em sua carreira: (https://www.celtx.com/index.html)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s