Teaser: A Cena de Abertura

Quando você é um roteirista e precisa utilizar sua escrita para convencer alguém, você precisa tentar justamente fazer isso, convencer. Sendo assim, há de se concordar que as primeiras páginas de seu roteiro são essenciais, logo, a cena de abertura é a parte primordial de um bom roteiro e consequentemente, de um bom filme.

Vamos lá, estamos falando de cenas de abertura e elas têm um nome em seu roteiro, o famigerado “teaser”. 

O teaser é a parte inicial de sua história, onde você usa de um forte gancho para prender seu leitor e espectador. Há de se considerar que depois de Jaws (O Tubarão no Brasil), muito bem sucedido em meados dos anos 70, ter uma cena de abertura como um teaser no início de seu filme facilmente pode ser encarado como um clichê. No entanto, o que a maioria chama de clichê, eu: Fernando Menegatti, chamo de clássico, e um clichê só é um clichê quando mal executado. Execute-o corretamente e verá o poder da técnica do storytelling surgir.

Particularmente acredito que um teaser é fundamental em um roteiro, pois no cinema, ou sentado no sofá de casa, é o que me faz querer assistir mais. Óbvio que um teaser bem executado também chama a atenção do leitor, e ainda daquele jurado que está avaliando seu roteiro, ou não. Às vezes não dá certo mesmo. Mas a verdade é que leitores profissionais vão avaliar em média as primeiras 5-10 páginas de seu roteiro (é o que o espectador ou telespectador também fará, aliás, é o que você também já faz, desde criança ao assistir a um filme, ou a um desenho animado). E se sua história não tiver um gancho, fica mais difícil de continuar parecendo interessante.

Utilize o teaser para te ajudar a contar a história, ou melhor, para antecipar algo dela e dizer para o leitor ou para o público: Ei! Calma aí, tem coisa boa pra acontecer aqui! Dê alimento para os curiosos.

Finalizo com um exemplo: o teaser do filme Momento. A cena de abertura nos revela algo (sangrento) que nos faz querer ver o que vem depois disso.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s