Roteiro Escrito por Inteligência Artificial

Quem nunca ouviu dizer que as máquinas um dia substituirão os humanos em suas tarefas? Essa é uma máxima desde os princípios da Revolução Industrial. Pois bem, apresento aos que ainda não ouviram falar sobre o curta-metragem Sunspring, o primeiro do mundo a ser escrito por sistema de algoritmos.

Benjamin é o nome carinhoso dado ao programa de inteligência artificial LSTM, o robô que assina Sunspring, baseado na Universidade de Nova York. Oscar Sharp, o diretor do curta, conta que há alguns anos fez o roteiro de uma peça de teatro sem falas usando apenas uma planilha. Para ele a ideia parecia promissora, então logo pensou que poderia usá-la para outra coisa, como num filme, por exemplo.

Ross Goodwin, especialista em inteligência artificial, gostou da ideia de Sharp e logo quis ajudá-lo a colocá-la em prática, e assim, nasceu o primeiro roteiro escrito por um robô.

A notícia já não é tão atual, sendo de 2016, mesmo assim, acredito que seja um fato curioso e ainda não muito conhecido, principalmente por outros roteiristas. Eu, como roteirista, não consigo acreditar que um robô possa substituir a capacidade criativa e narrativa de uma mente humana, por mais engenhosa que uma máquina venha a ser (e certifiquei-me disso ao assistir o curta acima).

Acredito que Sunspring até possa ser interessante do ponto de vista científico, mas obviamente não se faz válido como ferramenta de criação de histórias, pois, para isso, há de se considerar que o criador tenha emoções humanas, e experiências humanas vividas, afinal, estamos falando sobre histórias desenvolvidas para humanos, e quem mais adequado para contar histórias humanas do que o próprio humano?

E você, o que pensa sobre isso?

Fonte: (http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,curta-metragem-sunspring-e-o-primeiro-do-mundo-a-ser-escrito-por-sistema-de-algoritmos,10000058729)

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s