Festivais de Roteiro

Os festivais de roteiro são essenciais para todo e qualquer roteirista que deseja conquistar algum reconhecimento dentro e fora de seu país. É fato, ao ganhar um prêmio algumas portas se abrem para você, seja uma grande oportunidade ou uma pequena oportunidade. O importante é que até a menor das oportunidades faz com que você finque sua bandeira no mercado de trabalho.

Óbvio, há várias outras formas de um roteirista ingressar no mercado, mas o problema é que a maioria dos iniciantes ainda não conhecem produtores executivos, e muito menos possuem contato com donos de produtoras; ou seja, ele está sozinho no mundo. Sendo assim, é comum, tanto para iniciantes quanto para profissionais, escrever roteiros originais e specs, a fim de concorrer a festivais, e quem sabe, atrair as atenções para si.

Agora é que o problema começa para os roteiristas de língua portuguesa. Até agora, no Brasil, existe apenas um único festival de roteiro, o FRAPA – Festival de Roteiros de Porto Alegre, mesmo assim, ele não contempla specs (ainda), apenas roteiros originais. E como se sabe, o spec é importante para você provar que tem capacidade de escrever como um profissional. Em Portugal existe o Guiões – Festival de Roteiro de Língua Portuguesa, mas, igualmente ao FRAPA, ainda não contempla a categoria de specs, apenas roteiros originais.

O vasto campo de festivais de roteiros logicamente se encontra no epicentro da indústria audiovisual, na América do Norte, e lógico, para participar dos festivais no mercado deles, você precisa escrever um roteiro original em inglês ou apostar em um spec de uma série famosa falada em língua inglesa. Eles não aceitam roteiros de séries em português, e não adianta você escrever o spec de uma série em língua portuguesa, como 3% por exemplo, e depois traduzir para o inglês. A língua falada na série precisa ser inglesa originalmente. Inclusive, todos os festivais de roteiros existentes no mundo só aceitam duas línguas, a nativa do país e a inglesa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s