Escrever Cenas de Luta

Talvez muitas pessoas possam pensar que escrever uma cena de luta seja algo inferior a escrever uma cena de drama. Porém, duas pessoas em um enfrentamento brutal, um contra o outro, é uma das mais dramáticas cenas que um escritor pode pensar em escrever. No entanto, o que você precisa considerar antes de colocar seus personagens em um enfrentamento cara a cara? E a propósito, como se escreve uma cena de luta?

Quando você decide que quer uma cena de luta em seu roteiro terá de se preocupar com três coisas. A primeira é por qual motivo eu quero escrever essa cena? A segunda é quanto tempo isso vai levar? E a terceiro é qual é o propósito dessa cena?

Por quê?

Ao optar por desenvolver uma cena de luta você deve pensar o motivo de ela fazer parte de sua história. Você quer colocar uma cena de luta porque não consegue pensar em outra coisa para resolver o conflito? Se é isso mesmo, então não faça. Uma cena de luta precisa crescer fora do plot. Ela precisa ser alimentada, assim como uma cena de sexo é. Se o escritor apenas adicionar uma cena de luta ou sexo só para ter em seu roteiro, logo, sem dúvida, irá prejudicar o roteiro como um todo.

A segunda coisa a considerar é se os atores terão de entrar em confronto físico. Alguns atores claramente nunca lutaram contra um outro ser humano, fazendo uma cena forçada, causando um ar de falsidade para a história.

Quanto tempo isso vai durar?

Uma página de roteiro é igual a 1 minuto de filme na tela. Então, o que você faz se quiser três minutos de cena de luta em sua história? E se você quiser mais de uma?

Após decidir que uma cena de luta encaixa em seu personagem e história, o escritor precisa decidir quanto tempo tudo isso vai durar. Uma das formas de pensamento de escrita de luta diz que o roteirista precisa só escrever “e eles lutam”. E então, deixar o diretor e coordenador de dublê descobrir os detalhes. Um dos problemas de se fazer isso é que o roteirista não terá nenhuma colaboração criativa em um momento tão importante da história. Um outro problema é que o produtor tem um orçamento específico para rodar cada uma das cenas, e as cenas de luta, se não planejadas, costumam sair mais caras do que já são.

A outra maneira é definir a cena de luta ainda na página. Esse método resolve os problemas citados acima. Aqui determina-se o tempo de duração da cena que pode ser de três minutos talvez, assim, preenchendo três páginas do roteiro com a cena de luta. No entanto, resolve-se um problema, mas cria-se outro: correr o risco de chatear o leitor. A fim de manter o leitor interessado, a luta deve trazer algo, realizar alguma coisa para a história em geral. Precisa ter um propósito forte.

A que propósito serve?

Depois de decidido que a cena encaixa na história e que você quer controlar isso criativamente e com comprometimento sábio, o roteirista precisa decidir o propósito da cena. Serve para acrescentar mais à história? Revela algo sobre o personagem?

A fim de manter seu leitor interessado em suas três páginas de luta, a cena precisa conter elementos importantes – história e personagem. A maior parte das ações deve ter um elemento de necessidade. Se o roteirista apenas escrever que “o Cara Bom dá um soco no Cara Mal, então o Cara Mal chuta o Cara Bom”, a luta não serve para nada. Se “o Cara Bom quebra as pernas do Cara Mal”, talvez isso poderia aprofundar a história e manter o leitor envolvido.

Outra maneira de manter o leitor envolvido é revelar o personagem na cena. Se “o Matheus ajunta um punhado de terra do chão e joga nos olhos de César”, então o leitor já pode ver que Matheus não é honrado; ele joga sujo. Ou se “Matheus deixa César inconsciente, mas continua a bater nele” então isso poderia revelar que Matheus é particularmente cruel.

Como escrever?

ROCKY

Sabendo que a cena de luta é necessária, quanto tempo isso vai levar, e a que propósito isso serve, agora você vai querer escrever. Mas como? Certifique-se de que a cena leva a história para frente, incluindo inclusive eventos que foram criados anteriormente. Por exemplo, em Rocky, Apollo Creed nunca foi derrotado em uma luta. Stallone mantém seu leitor interessado ao entrelaçar este elemento na luta. Assim ele escreve:

rocky

rocky-balboa-and-apollo-creed

Uma cena de luta tem a capacidade de transcender as palavras nas páginas de um roteiro. Se for bem feita, será uma cena que o leitor e o espectador não esquecerão. E, se for mal feita, será uma cena que o leitor e espectador jamais esquecerão também. Como você vai escrever o seu?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s