Escrevendo para a Tela – Um Exercício de Escrita

Um filme, por sua própria natureza, é uma arte visual. Contudo, quando o roteirista inicia no ofício de escrita para a tela, parece nunca ter visto um filme antes em sua vida.

Há um eficiente recurso, o qual facilmente pode ser aplicado na hora da escrita. Ele se chama Os Sete Elementos de uma Cena ou de uma Sequência. Use-os quando construir suas cenas, mas especialmente durante o processo de reescrita.

Pode parecer inusitado, mas muitos escritores não conhecem a definição de uma cena ou de uma sequência. Na escrita para a tela, isso é importante de se saber, pois diferente de livros ou contos, sua cena irá aparecer em um filme, ou seja lá qual for o produto visual destinado às telas. Acima de tudo, sua escrita será traduzida por um diretor e uma equipe de produção.

Os Sete Elementos:

  1. Um Protagonista: quem tem a maior necessidade dramática na cena? Em outras palavras, o que esse personagem quer na cena?
  2. Um Antagonista: quem faz oposição a necessidade dramática na cena? Ironicamente, aqui há o mesmo significado que existe quanto ao protagonista – o que esse personagem quer na cena? Ele deveria se opor para criar conflito. Caso ambos queiram a mesma coisa, então eles devem discordar sobre o modo de obtê-la. Ao contrário, sua cena irá aborrecer o leitor (e posteriormente, o espectador).
  3. Personagens Pivôs: quem é a favor ou contra o protagonista/e ou o antagonista na cena? Estes personagens têm dois propósitos na cena: manter o protagonista e o antagonista focados engajados no conflito e/ou providenciar um diferente ponto de vista sobre o problema na cena.
  4. Diálogo: como os personagens se comunicam um com o outro: através da fala, não de forma verbal (através de ações, reações ou puro silêncio) ou ambos? Por exemplo, um personagem pode dizer “eu te amo”, e então virar-se para trás, e por sua expressão, revelar à audiência que está mentindo.
  5. Intenções: por que cada personagem está na cena?  Os atores chamam isso de “motivação”. Essa é a força motora por trás da criação de conflito em uma cena.
  6. Subtexto: quais emoções borbulham por baixo dos panos na cena? Sobre o que realmente é essa cena?
  7. Contexto: como a cena se relaciona com o que veio antes e o que vem depois? Este elemento dá ao escritor a habilidade de adicionar suspense à cena ou criar tom cômico.

Estes elementos podem parecer simples, mas são eles que possibilitam a viabilidade de um roteirista, a qual depende da escrita de cenas de entretenimento. Esta abordagem pode ser um método efetivo para praticar e melhorar o estilo e o conteúdo de seu roteiro.

Exercícios de Escrita de Roteiro

Comece por uma ideia simples de uma única linha. Não precisa ser uma grande ideia; escreva o que vem à mente. Aqui você pode conferir algumas ideias simples que podem e já inspiraram boas cenas:

“Dono de um cão acorda e percebe que sua mente está presa dentro do corpo do cachorro”.

“Uma conversa civilizada face a face com um alienígena”.

“Um marido recém-casado que descobre ser homossexual”.

O objetivo é melhorar a habilidade para a escrita de tela, pensando em cenas e sequências. Pegue uma ideia já existente, ou faça com a sua mesmo; escreva-a de três jeitos:

  1. A primeira abordagem é usar apenas diálogos. Escreva de duas a três páginas.
  2. Escreva a mesma cena usando só ações. Você precisa traduzir as palavras, reorganizando-as em ações visuais e reações.
  3. Finalmente, reescreva a mesma cena focando na melhora do visual, mas dessa vez escreva uma única linha para capturar o subtexto (o tema) da cena.

Você pode levar esse exercício para um nível mais avançado, escrevendo de seis a oito páginas em sequência, baseadas na mesma ideia. Cada cena deve usar os sete elementos. Primeiro tente só com diálogos, depois apenas com subtexto, e por último, combine diálogos e subtextos com ação.

No final deste processo, a sua capacidade de combinar elementos visuais e auditivos para criar cenas dramaticamente eficazes deve melhorar significativamente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s